15/08/2019

'Auto-de-fé'

Há assuntos sobre os quais – parece-me – o maior proveito é emudecer. Por mais que se tente, não se sai sem os dedos borrados.
Da presente greve dos motoristas de pesados de transporte de matérias perigosas ― os que resolveram mandar os mercenários da UGT e os turiferários da CGTP dar uma volta ao bilhar grande — começa-se por onde, por quem?
― pelos ratos que agora se queixam dos parcos salários com que são remunerados há dezenas de anos? Por onde andaram?
― pelas ratazanas representadas pela ANTRAM (Associação Nacional de Transportadores Públicos Rodoviários de Mercadorias) que, tal-qualmente os motoristas, se especializaram numa ladainha semelhante embora de sentido oposto?
— na inexistência de brio e zelo da Autoridade Tributária que deixa passar incólume o roubo à sociedade com que os industriais nos mimam há décadas?
― no relaxe dos serviços fiscalizadores da Segurança Social que mimeticamente procedem da mesma forma que a AT?
— na irresponsabilidade com que o governo põe, de um dia para o outro, militares das Forças Armadas e da GNR a transportar dezenas de milhar de litros de combustível e/ou metros cúbicos de gás?
― a cobardia que impede os camundongos da comunicação social a confrontar os membros do governo directamente envolvidos com perguntas simples como
– em caso de sinistro, como e quem indemniza?
— a impreparação que constrange os camundongos da comunicação social a dirigirem-se à APS (Associação Portuguesa de Seguradores) e solicitar esclarecimentos sobre as «Condições Particulares das Apólices de Seguro de Frota» e das «Condições Particulares das Apólices de Acidentes de Trabalho»
―  apreciar o comportamento da rataria que nos sindicatos (CGTP e UGT) não chiam por estarem de férias ou dos ratos dos partidos defensores do «povo trabalhador» que, por não lhes interessar, tacticamente não guincham?
— apreciar os pigarreios hipócritas do Presidente da República?  
Para mergulhar num bueiro, e nele ficar a chapinhar, pegava no «Germinal», «Ratos e homens» ou n’ «As vinhas da Ira». Sucede que fui apanhado em sentido oposto, e não faço tenção de inverter a marcha – … enquanto na tv correm os do Liverpool e do Chelsea leio, entre outros, «Porque é que o bom Deus quer que haja pobres», «Um conto sobre a morte e o epílogo de uma mão desconhecida» e «O rei Bohusch» de Rainer Maria Rilke.