31/07/2022

Tê-los no sítio!

Os remetentes são republicanos – sequer indaguei se são, ou não, promotores daquele perigoso néscio endinheirado, Trump. Fossem democratas, ainda que capitaneados pela decrépita e tresloucada Nancy, e a veemência do meu aplauso seria a mesma.

    Na origem ― Naqueles meridianos, a América central e a do sul são demasiado ricas para serem os vizinhos a solver os problemas que, mais de setenta anos após a expulsão do último colono e consequente aquisição da maioridade, não erradicaram – tanto mais que são sequelas de um banditismo desbragado, de Estados e de administrações públicas capturadas por políticos de péssima índole, etc… O que vale para os meridianos ameríndios e araucanos, vale para os meridianos rifenhos e khoisan, que nos são confinantes – África é demasiado extensa e rica para que a exaurida Europa seja um albergue. Sugestão: aprendam a orientar-se com os gnus e, ao invés da transumância para norte, façam-na para sul.
Os imensos milhões de criaturas depauperadas, mas de boa índole ‒ para os brasileiros «do bem» ‒, que se organizem e com vigor semelhante ao que tiveram, décadas a fio, para levar em ombros Castros, Noriegas, Ortegas, Chavéz, Pérons e Evitas, Jangos, Dilmas e Lulas, …, façam ‘parágrafos’ a quantos os sugam à semelhança do que feito foi a Benito, Ceausesco e Elena Petrescu, …, se outra forma fôr impossível. Os africanos dizem que “quando as teias da aranha se juntam, podem amarrar um leão” e que “a união do rebanho obriga o leão a deitar-se com fome”. Aí está!
    No destino ― É um consolo implementar comissões de boas-vontades, preconizar o franqueamento de portões e apregoar humanismo, atirando-os ora para ‘campos’ ora para ‘compões habitacionais urbanos’ que, rápida e invariavelmente, se transformam em guetos onde prolifera a miséria humana e prevalecem os piores instintos. Assim não! Política de genuína inclusão não rima com formas sub-reptícias e cavilosas de exclusão.

Apesar das opções serem óbvias e a coerência não ser uma figura de retórica, é preciso tê-los no sítio.