14/01/2022

Os ferreiros deserdados, por Urano, que nos calharam

A noite transacta foi a tal — a do combate entre dois notáveis cíclopes.
Não é por caso que os denomino por cíclopes em vez de titãs ou simplesmente gigantes — no nosso meio, gigante tem de ser referido sempre entre aspas e, para ser um afortunado, não carece de um segundo olho que lhe garanta a estereopsia, quer dizer, que lhes propicie perscrutar em profundidade; no nosso meio, o que vá além da bidimensionalidade entra sem tergiversações no domínio da complexidade que, amiúde, é apenas e só para predestinados, sobredotados ou ornados.

espécime tipo

Facto é que, primeiro, não assisti à contenda nenhum deles possui o que seja do meu interesse; segundo, optei por entrar somente para assistir às prelecções dos exegetas, hermeneutas, especialistas em linguagem corporal, politólogos,… enfim do melhor que há, do seio da geração predecessora à «geração mais bem» (devia ser «melhor», mas …) «preparada de sempre» mesclada de alguns preeminentes dos «mais bem», convidados pelo canal de televisão.
Foi-me ofertada a ocasião de presenciar o que, para mim, sem apelo nem agravo, justifica o parágrafo anterior.           

Sondagem CNN
57% dos portugueses consideram a TAP importante desde que não tenham de a pagar

Esta inferência contém um mundo! Adjectivar a inferência com menos do que extraordinária é uma concessão à estupidez, ou melhor, à cretinice por mais legítima e vulgar que esta seja – é que o estúpido não tem de ser cretino, mas o cretino é inapelavelmente um estúpido ciente, galhardo e brioso.
Escuso-me a lucubrar, sequer a conjecturar, quer sobre a inferência quer sobre quaisquer das premissas porque isso, sim, seria pretexto para um tratado a que não me afoito.
Este blog nasceu sob a epígrafe 
A prezada erudição tem seus termos, e mais se deve usar para discorrer e inventar novas coisas que para acomodar ao nosso propósito as que já estão ditas
de D. Francisco Manuel de Melo, e assim fenecerá. D. Francisco Manuel de Melo vive!