25 de janeiro de 2014

Um “crepúsculo” arrebatador

Na Arménia, do outro lado do rio Akhurian, fronteira oriental da Turquia, os vestígios da outrora grande metrópole, Ani -- "a cidade das mil e uma igrejas".
Há mais de 1.600 anos, Ani, encruzilhada de várias rotas comerciais, foi cidade muralhada com mais de 100.000 habitantes. Nos séculos seguintes, a região foi invadida, inúmeras vezes, por imperadores [bizantinos], otomanos, arménios, curdos [nómadas], georgianos e russos.
…definitivamente abandonada por volta de 1700, desintegrou-se às mãos de saqueadores, vândalos,…, dos turcos que sempre tentaram obliterar a Arménia da história e a “ajuda” da natureza, implacável.
 

Sem comentários:

Enviar um comentário