A
matula interiorizou que a
escolaridade obrigatória em Portugal é o 12º ano.
A
Lei que «estabelece
o regime de escolaridade obrigatória para as crianças e jovens que se encontrem
em idade escolar» é a Lei nº 85/2009 de 27 de Agosto que, no nº1 do art.
2º, diz «consideram-se
em idade escolar as crianças e jovens com idades compreendidas entre os 6 e os
18 anos de idade» e no nº4 que «a escolaridade obrigatória cessa, independentemente da
obtenção de diploma de qualquer ciclo ou nível de ensino, no momento do ano
escolar em que o aluno perfaça 18 anos».
A
escolaridade obrigatória não é o 12º ano mas se a matula entende que é, pois então que seja.
ي
«A partir de 2015
o programa de português mudará
e voltará* ao paradigma dos
anos 1980: literatura e autores em detrimento das "competências"»
*os do Expresso escrevem «vai mudar e vai
voltar»
[pavor ao futuro, deduzo]
Esta,
com auxiliar ou no futuro, a matula
entende. Abreviando
ي
Num
panfleto do Commerzbank ou em declarações de alguém em nome da instituição
bancária Portugal é, comedidamente, referido como «milagre». Fosse apenas isso,
e vá que não vá. Mas não: o «milagre» é justificado com as mudanças estruturais
entretanto operadas no ergástulo.
Mudanças
estruturais!
ي
A
diligente RTP descobriu que as PPP’s estão a sair caras
[ninguém
lhes esfrega nas fuças a colecção de Prós & Prós em que a pivot(a) se embevecia com a definitiva sustentabilidade
da Segurança Social adquirida pela assertiva intervenção de Vieira da Silva, a
coragem impulsionadora e reformadora de Sócrates, a inatacável competência técnica
de Teixeira dos Santos,…]
ي
Por
forma a manter o curso e o rumo a TVI descobriu os talentos “analíticos”, a
proficiência ou erudição económico-financeira de Constança Cunha e Sá.
Esta
não vejo/ouço, mas também não pago. Ao invés da RTP.
ي
A
hiperactiva D. Raquel Varela, catequista e insigne socióloga aliás, cientista, explica(-me/nos)
que «A
democracia representativa é aquele sistema que existe quando não queremos
exercer a democracia directa (…)»
Para quem é, bacalhau basta. Bom préstimo!
Sem comentários:
Enviar um comentário