"O silêncio dos melhores é cúmplice do alarido dos piores"
Natália Correia
Atribuir
a causa dos nossos infortúnios ou defeitos aos outros é um recurso [camuflado
por subtis justificações, oculto em retóricas loquazes] que tem permitido a
inúmeras sociedades e/ou indivíduos não a livrarem-se dos seus males, mas a
suportá-los. E, aparentemente, a viver de consciência tranquila.
Cláudio
Véliz [historiador chileno] conta que, à chegada dos espanhóis, os índios mapuches
tinham um sistema de crenças que ignorava os conceitos de envelhecimento e
morte natural. Para os mapuches o homem era jovem e imortal. A decadência
física e a morte só podiam ser obras da magia ou “armas” de adversários.
Esta
convicção ajudou os mapuches a serem ferozes guerreiros. Não os ajudou, porém,
a forjar uma civilização original.
A
atitude dos mapuches está longe de ter sido um caso extravagante, único
e não replicado.
Sem comentários:
Enviar um comentário