1 de agosto de 2013

Histórias de cá *

A única vez que opinei sobre swaps e sobre a provável, e eventual, responsabilidade de Maria Luis Albuquerque, ministra das finanças,  terminei o texto “dizendo” «o resto é guerrilha». Quando o escrevi ainda não tinha ocorrido a audição [que ouvi, quase, de fio a pavio] efectuada em 30.07 [o meu texto é de 26.07].
Do decurso desses procedimentos parlamentares tive ocasião de ver pela 1ª vez, uma fantochada: uma fantochada de que se pode queixar ninguém. O que vi e ouvi foi uma emulação mal enjambrada do que deveria ser de facto um exercício de fiscalização: desde logo porque na melhor das hipóteses o que dali pode resultar é -- de tão indefinida em termos jurídicos e consequentemente em termos práticos -- nada: sequer o constrangimento dos [políticos] "fiscalizados". É afinal parte substancial do múnus de toda essa gente [que passa, incólume, de geração em geração] e, simultaneamente, parte do húmus que caracteriza os lusos. Ora, ao invés do comummente suposto, enquanto não mudar em “baixo” jamais mudará em cima.


Se existem múltiplas razões para persistir na denúncia à resiliente falta de transparência bem como da prevalente contumácia dos clãs há outras tantas para denunciar estes tão picarescos, quanto improdutivos e nefastos, exercícios de governação e administração democrática. Subscrevo a nota de Paulo Pinto Mascarenhas no CM
«A história dos swaps é como se uma quadrilha de bandidos que assaltou um banco durante seis anos resolvesse, no final da carreira, avisar a polícia de todos os roubos. Os ladrões queixam-se mais tarde, que ela – a polícia – nada fez durante os dois anos seguintes, a não ser evitar que o cofre voltasse a ser arrombado. De quem é o crime?»

Desse grotesto espectáculo ficam as ligações porque, goste-se ou não, deverão ficar acessíveis para memória futura. E por nenhuma boa razão, quanto a mim.

Declaração inicial da ministra

Documentos entregues pela ministra

Ficheiro vídeo da audição à ministra



* nome de um livro do meu estimado amigo Francisco Castelo

Sem comentários:

Enviar um comentário