14 de fevereiro de 2013

As estrelas sempre estiveram lá, no firmamento




apesar de isso os europeus olham para lá, firmamento, e continuam a não perceber nada. Quem escreve que «os africanos estão satisfeitos com os chineses» que não não corresponde à verdade (a não ser que se entenda por africanos parte de algumas das nomenklaturas de alguns poucos países africanos). Os chineses limitaram-se a concretizar o que vinham preparando há muitas décadas: ocupar o espaço deixado pelos europeus. Para isso se empenharam em fazer das tripas coração para aturar e sustentar os Machel, os Savimbi, os Niérere, etc...
Agora hão-de lá voltar, sim... mas de penca caída, uma mão estendida ao que possa vir e outra a segurar as calças.
No fim das contas não tem isso mal algum: têm o que fizeram por merecer.