9 de janeiro de 2013

Les jeux sont faits


Sobre o assunto em epígrafe [e antes do imenso que nos será dado ler, ver e ouvir], por ora, apenas me apetece citar Anthony Eden
 
« isto é algo que sabemos, no nosso íntimo, que não podemos fazer » [1952]

Em 1951, Mossadegh tomou o poder no Irão e nacionalizou a Anglo-Iranian Oil [o maior activo da Grã-Bretanha no exterior e o maior produtor de petróleo do mundo].
Anthony Eden, primeiro-ministro, aprovou um plano para derrubar Mossadegh. Em 1953, houve fortes motins em Teerão, Mossadegh renunciou e foi substituiído pelo Xá -- Reza Pahlevi.

Sem comentários:

Enviar um comentário