Sobre
o assunto em epígrafe [e antes do imenso que nos será dado ler, ver e ouvir],
por ora, apenas me apetece citar Anthony
Eden
« isto é algo que sabemos, no nosso íntimo,
que não podemos fazer » [1952]
Em
1951, Mossadegh tomou o poder no
Irão e nacionalizou a Anglo-Iranian Oil
[o maior activo da Grã-Bretanha no exterior e o maior produtor de petróleo do
mundo].
Anthony
Eden, primeiro-ministro, aprovou um plano para derrubar Mossadegh. Em 1953,
houve fortes motins em Teerão, Mossadegh renunciou e foi substituiído pelo Xá --
Reza Pahlevi.
Sem comentários:
Enviar um comentário